mardi, juin 02, 2009

cara estranha

Aquela era minha primeira corrida, a primeira prova. Me sentia tão capaz. Algum dia já fui tão resistente, forte; era o exemplo a ser seguido por minhas companheiras de ballet. Era só respirar fundo, construir determinação. A corrida começou e fomos arremessadas lá na frente, correndo em bom ritmo, quase atletas. Cinco minutos pareciam uma vida. Logo depois eu parei de correr e comecei a andar a passos largos. Minha respiração; só podia ser culpa dela. Tenho asma por esforço... E estou a quase um ano sem atividade física pela minha cirurgia. E meus remédios.
Essas tais doenças parecem terem sido inventadas mesmo para suprir nossas frustrações. Alguém precisa levar a culpa, mais uma vez. Eu não conseguia evoluir, porque meus últimos tempos foram de pura estagnação. Aquela famosa falta de vontade, e, por fim, a comodidade. Faltava só admitir.
Comecei a pensar... Estávamos quase em último, e aquilo me assustava. Quantas coisas tenho deixado de fazer temendo esse lugar? Finjo que não penso, fujo e não assumo, despretensiosa. É a solução de quem não quer perder aquilo que já tem e fecha a mão pro que há de vir... Me veio então à mente o vestibular, a preparação dos que estavam nas primeiras posições, tão bem preparados. Metáfora irônica. Pensei em desistir e engolir aquela derrota pessoal. Pensei e pensei. Na USP, na minha vida de escrita, no meu ballet e no meu Mistério. Metáfora irônica. Não posso desistir.
"Estamos na penúltima suplência, mas é só chegar de cabeça erguida, que no fim de tudo, ninguém se importa com quem passou em primeiro lugar ou em último. Conseguimos.", disse eu, brincando.Veio daí. Mais um descaso. Fraquejei, eu sei. Mas continuei e aquilo me deixou orgulhosa. Continuava a trotar, passava uns casais, umas jovens...
Chegamos, diga-se de passagem até num tempo razoável. 10km, 1h e 3min.
Foi uma vitória e, mais que isso, um balde de percepção interior.
A conclusão desse miraculoso espetáculo metafórico da vida foi...

Já está na hora de levantar e ir se vestir.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire